Do Legado à Inovação: O Processo de Rebranding na Casarão 2


Em 2022, a dois anos de completarmos 50 anos, decidimos que era o momento perfeito para iniciar uma nova fase em nossa história. Com meio século de trajetória, a marca que se tornou sinônimo de referência no mercado imobiliário estava prestes a passar por grandes mudanças.

O logotipo utilizado não nos representava mais, e a nossa casa precisava de uma reforma. A estética de nossa comunicação, embora adequada ao seu tempo, não refletia mais a essência que a Casarão desejava transmitir. Queríamos ser uma empresa próxima, acolhedora, focada na experiência das pessoas (clientes, parceiros e colaboradores), e ávida por inovação.

O desafio então estava claro: era necessário iniciar um processo de rebranding. Branding pode ser compreendido como uma série de ações conscientes e intencionais que refletem posicionamento, propósito e valores da marca. Ele desperta sensações e cria conexões que são essenciais na escolha de uma marca.

A cada diálogo sobre o projeto de rebranding, denominado Casarão 50, vislumbramos o futuro desejável. Estudiosos do futurismo afirmam que uma vez que imaginamos o futuro, é impossível “desimaginar”. Essa ideia ressoou fortemente em nosso processo de rebranding. Cada contemplação sobre o futuro foi insumo para o processo criativo e de facilitação dos parceiros que desempenharam um papel fundamental em nossa transformação, são eles: Laborama, Incomum e Feel Studio. 

O que vem antes em um projeto de rebranding? Comunicação ou Arquitetura? 

Essa foi uma pergunta que apareceu diversas vezes durante o processo. Diríamos que antes da comunicação e da arquitetura vem a escuta.  

A escuta, também chamada internamente de EPI foi utilizada, quase como um superpoder! E mais uma vez, entre tantas outras etapas do processo de transformação cultural, ficou evidente a necessidade de ouvir as pessoas antes de traçar a nossa rota. Os grupos foram divididos, os parceiros interpretaram os dados, os sentimentos, as necessidades e com isso a fase de projeto iniciou.

Uma relação sólida de colaboração e confiança floresceu entre os parceiros. Para alcançar o resultado almejado, foram promovidas diversas trocas entre eles, contribuindo de maneira significativa para a concretização dos objetivos propostos. Essa sinergia entre os envolvidos foi fundamental para o resultado alcançado até aqui. 

A grande entrega

Calma! Ela ainda não aconteceu, mas como viver o presente nos ajuda a construir o futuro decidimos colocar a nova marca na rua. 

Em 21 de novembro, concretizamos a primeira etapa do rebranding da Casarão Imóveis. O Refúgio, nossa área de convivência, marcou o início da experiência da reforma para nossos colaboradores. Aproveitando o envolvimento gerado, intensificamos a criação de conteúdo para promover a nova identidade da marca.

Aprecie cada passo

O impacto visual é notável. A marca, anteriormente bicolor em amarelo e preto, agora apresenta uma paleta de cores expandida. A tipografia elaborada passou por um redesenho, adotando formas mais leves e de fácil leitura. A identidade visual tem como base a unidade mínima da Casarão, representada pelos tijolos que compõem nosso símbolo, mantendo vivo o legado e a referência.

Além disso, os colaboradores foram agraciados com um novo dress code, proporcionando a cada membro a liberdade de expressar sua identidade. Convidamos você a conferir as fotos e testemunhar as transformações até o momento.

O que podemos esperar para o futuro

O futuro da Casarão reserva emocionantes novidades. A obra está em pleno andamento, e a previsão é que seja concluída no nosso 50º aniversário, em março de 2024. Ficou curioso(a)? Aperta o play para conferir o que o vem por aí!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Do Legado à Inovação: O Processo de Rebranding na Casarão